
A dificuldade para dormir pode ser um transtorno para diversas pessoas, tornando – se algo muitas vezes angustiante. Uma boa alimentação pode influenciar de maneira positiva na qualidade do seu sono.
Veja quais alimentos consumir antes de dormir:
- Aveia: esse cereal é fonte de triptofano, que auxilia na produção da serotonina e da melatonina, dois hormônios responsáveis pela indução do sono. Leite, iogurte, castanhas, grão de bico e feijão, também são ótimas opções de alimentos fonte de triptofano.
- Chá de melissa: contém fitoquímicos que acalmam o sistema nervoso, proporcionando sensação de relaxamento e bem-estar.
- Chá de camomila: também contêm substâncias que acalmam e induzem o sono e pode auxiliar no controle da ansiedade.
- Banana: a fruta também é uma boa fonte de triptofano, além de potássio e magnésio, importantes minerais que aliviam os sintomas da insônia.
Mas fique atento, alguns alimentos podem prejudicar o seu sono quando consumidos próximos do horário de deitar, como:
- Café: devido à alta concentração de cafeína, para pessoas sensíveis a esse estimulante, o sono pode ser prejudicado, levando a insônia.
- Frituras: são alimentos de difícil digestão, provocando desconfortos gástricos e alterações no sistema nervoso, impedindo um estado de relaxamento e consequentemente interferindo na qualidade do sono.
- Bebidas alcoólicas: causam a falsa impressão de sonolência, porém no decorrer do sono podem provocar pesadelos, dores de cabeça, agitação e refluxo gástrico.
Agende uma consulta e faça o tratamento adequado para melhorar a qualidade do seu sono.
Importante: Consulte o seu médico para avaliar a causa da sua insônia.
Nutricionista Karina Lemos